O uso da Tecnologia na Educação

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Texto: Desafios Culturais da Comunicação à Educação, de Jesús Martim-Barbero.  Resenha e reflexões sobre as contribuições trazidas pela leitura em relação ao tema do blog:                                                             Os benefícios que a internet trouxe para o ambiente escolar.

            O artigo se baseia em implicações das políticas culturais da Colômbia e, as dificuldades da escola em relação ao modelo de comunicação.Os meios de comunicação : TV, internet e rádio, são instrumentos que influenciam muito a cultura. Mas, para o Ministério de Educação de Colômbia, esses meios são qualquer coisa e não fazem parte da cultura. Porém ao longo do texto observamos o contrário dessa situação.
           Sabemos o benefício que a internet trouxe para o ambiente escolar. E isso é cultura! É visto que, a ciência e a tecnologia possuem um menor espaço nos parâmetros culturais, diferenciando das artes e das letras. Os países menos desenvolvidos, continuam  não investindo na tecnologia e copiando dos outros países que dão maior valor a isso.
            O Ministério das Comunicações da Colômbia afirma que, a cultura não faz parte do desenvolvimento da tecnologia. Como por exemplo, vários colégios possuem laboratório de informática e não são utilizados pois, há vários fatores que desvalorizam a importância do ensino tecnológico dentro das escolas.
             Adiante, o artigo questiona-se dos problemas no sistema educacional. Mas, logo percebemos que não é a tecnologia que irá solucionar todos esses problemas. São diversos fatores que estão em questão até chegar no campo da tecnologia.
            Hoje em dia, quando se trata de atividade escolar, a internet está super interligada. A internet é a ferramenta mais utilizada pelos alunos em suas pesquisas escolares. Como não falar da tecnologia nas escola? O texto relata que o conhecimento e a informação é o eixo central do desenvolvimento social. Então podemos dizer que, os meios: rádio, TV e internet, fazem parte desse desenvolvimento social.
           Dependemos mais da inteligência do que da força. Observamos esse fator no mercado de trabalho, como por exemplo: a diminuição dos operários nas indústrias. Se a educação é para todos, a informação deveria ser também. Existe uma sociedade dividida pela informação, onde o acesso a internet, que é um instrumento de maior informação nos dias de hoje , não é assistido por classes menos favorecidas. As sociedades centralizam o saber. Desde de muito tempo, o saber é algo ainda manipulado.
            Devido a tanta informação, os alunos estão indo às escolas com uma grande bagagem de conhecimento e informações. Esse fator está criando um autoritarismo do aluno para com o seu professor. O professor está perdendo o seu espaço com a descentralização dos saberes. Sendo o professor um sujeito que se prepara e se capacita para aplicar devidamente o conteúdo a ser desejado.
            As escolas não ensinam a viver em uma democracia. Tudo é posto de forma em que a ordem e a disciplina estejam em primeiro lugar ( não que isso não fosse importante) e esquecem da consciência coletiva. A leitura e a escrita é vista como uma tarefa desgostosa. O que estamos acrescentando à nossa cultura?
            No entanto, não devemos ser preconceituosos, e devemos abraçar outras influências culturais como os dos indígenas, que utilizam da cultura oral, letrada e audiovisual. Através da internet nas escolas podemos trabalhar a pesquisa e o interesse a outros tipos de cultura. Isso é informação, então, cultura!
           O mundo muda, as pessoas mudam, e percebemos que a obtenção  informação mudou. Os livros continuam sendo “peças chaves” do objeto de pesquisa porém, estamos nos adequando à outros tipos de leituras como: noticiário de televisão e de rádio e hipertextos informáticos.

            O ecossistema comunicativo e a educação devem andar juntos, para que não haja uma divisão cultural, política e social da sociedade. Podemos usar a internet como estratégia de trazer a informação para os nossos alunos mas, não esquecendo dos perigos que a internet traz também, como o vício de escrever errado e entre outras coisas. Assim, usando-a como ferramenta auxiliadora no ambiente escolar, trará o benefício para a construção de uma sociedade informada, crítica e questionadora.
                    
                                                                                                               Por: Stephanie Soares de Araújo

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