Resenha do texto: Comunicação
& Educação de Barbero
O texto relata
que na Colômbia no fim do século, as relações entre cultura e educação era
separadamente, ou seja ela não se relacionavam diretamente. A sociedades as
viam como coisas distintas sem inter-relações. Para os colombianos a televisão
é vista só para transmitir, e a mídia não é um tipo de cultura. A visão que o
texto transmite a respeito de tecnologia e cultura é: “Os países ricos que
inventem, que criem e que a nós nos deixem a continuar copiando e aplicando.” (Barbero,2000,
p.51)
O autor defende a ideia que para evolução da educação
no pais, é preciso mudar o modelo de comunicação e depois fazer reformas
tecnológicas. Mas isso não tem que ser mudado só no ambiente escolar mas também
na sociedade colombiana. Não há problemas só na comunicação mas tem que ser
solucionados antes os meios. Segundo Martín-Barbero “Falar de comunicação
significa, em primeiro lugar, reconhecer que estamos numa sociedade em que o
conhecimento e a informação tem tido um papel fundamental, tantos nos processos
de desenvolvimento quanto nos processos de democratização política e social.” (2000,
p.53) A Colômbia tem em vista que eles
precisam mais dá inteligência e do conhecimento do que dá forças das máquinas,
mesmo sendo um país de Terceiro Mundo eles tem consciência e valorizam a
educação. O ponto de partida para se pensar em educação e comunicação para
Jésus é: “(...)na centralidade que o conhecimento e a Informação têm ainda em países
como o nosso, Nos quais existem outras
necessidades estruturais, Que consideramos básicas, como asDa moradia e saúde para as
maiorias.” (2000,p.55) Além disso o texto relata sobre as
transformações que as sociedades em gerais tem sofrido com o acesso à internet.
É claro que ainda tem aquelas pessoas que não tem acesso direto ao meio todavia
indiretamente ela tem.“As sociedades
centralizaram sempreo saber, porque o
saber foi sempre fonte de poder, desde os
sacerdotes egípcios aos monges medievais ou,
atualmente, aos assessores dos políticos. Dos
mosteiros medievais às escolas de
hoje, o saber conservou esse duplo caráter de
ser, ao mesmo tempo, centralizado e personificado em
figuras sociais determinadas.” (2000, p.56)
Essa centralização dada
pela sociedade muitas vezes era questão de poder, como por exemplo os
sacerdotes. Só eles entendiam a bíblia isso se interpretava como uma relação de
poder sobre a sociedade. Hoje o saber não é só aplicado em um só lugar. Mas ele
rodeia o espaço onde vivemos. Antes o saber é limitado nem todos tinham acesso
hoje isso já se dá de forma diferente. Ele critica a escola dizendo que a mesma
não é um espaço para autodeterminação, e aprender a conviver e harmonizar. O
livro não é um instrumento visto para reflexão e discussão, mas sim como um dever
escolar. Sendo assim quando acaba a vida escolar do ser logo o hábito do livro
também se acaba, visto que ele só tem função na escola. O livro é posto na
escola como uma atividade obrigatória, o que acaba se tornando um coisa chata e
intolerável entre os alunos. O professor muitas vezes sente-se desestabilizado
quando se refere ao ensino de imagens.
Muitos professores se encontram presos aos livros didáticos. A escola
desconhece e rejeita tudo o que se passa no mundo audiovisual e que se passa
pela cultura oral. Não é discriminada, muito menos descartada a cultura letrada
mas as outras culturas devem ser incluídas no processo de aprendizagem do
aluno. O livro continua sendo visto como chave de abertura de alfabetização,
mas dessa vez é incluída outros meios de cultura como o mundo da informática. “Para tanto,
necessitamos de uma escola na qual aprender a ler
signifique aprender a distinguir, a tomar evidente, a
ponderar e escolher onde e como se fortalecem
os preconceitos ou se renovam as concepções que temos
sobre política, família, cultura e sexualidade.” (2000,p.58)
Embora apresente muitas semelhança
com o sistema educativo do nosso país, o Brasil. O texto apresenta alguns casos
específicos do sistema político da Colômbia. O que torna um pouco complexo
entender algumas situações postas pelo autor já que não conheço o sistema
político do país, todavia é um texto claro que une política, cidadania,
comunicação e educação, visto que um ponto é ligado ao outro.
Desafios Culturais da Comunicação ´Educação - Jesús Martim-Barbero
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