O uso da Tecnologia na Educação

Planos de Aula

Por:
Stephanie Soares de Araújo
                                                                                         
Professora: Stephanie Soares                                                                                                        Disciplina: Ciências                                                                                                                              Turma: 5° ano

 TÍTULO:
SUSTENTABILIDADE
 OBJETIVO:
Permitir ao aluno o acesso à pesquisa na internet, demonstrando quais são os recursos que podemos utilizar para pesquisar sobre o assunto: sustentabilidade. Trazer para o aluno o conhecimento do termo sustentabilidade e o que ele significa e, quais são as práticas sustentáveis que o ser humano pode fazer para colaborar com o meio ambiente.
 PÚBLICO:
Alunos do 5° ano do Ensino Fundamental.
DURAÇÃO:
1 aula de 2 horas e 30 minutos.
 RECURSOS:
- Computador com acesso à internet (sala de informática da escola).
 ATIVIDADE:
Na aula de Ciências, a professora irá propor que a aula seja no laboratório de informática da escola. A professora dará o tema sustentabilidade, e perguntará se os alunos tem conhecimento sobre esse tema. A partir daí, os alunos pesquisarão sobre o tema na internet e quais são as práticas sustentáveis. A professora dirá quais são os sites que os alunos podem pesquisar no Google, como: bloggers, sites educativos, revistas eletrônicas e etc. Depois da pesquisa, os alunos farão uma redação no Word, onde escreverão o que aprenderam sobre o tema sustentabilidade e quais são as atitudes sustentáveis que podemos fazer para colaborar com o meio ambiente.
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ATITUDES SUSTENTÁVEIS. Sustentabilidade? O que é Sustentabilidade?  
Blogger, Agência mestre.
WIKPÉDIA, a enciclopédia livre. Sustentabilidade. Dezembro de 2013.
 LINKS :

ff


 FOTOS ILUSTRATIVAS:
          
 
fFfFFfFFFFFFF
FOTOS ILUSTRATIVAS:










PLANO DE AULA

Por Aline Leitão Lopes

Professora: Aline Leitão Lopes
Disciplina: Português
Tema: Jogos Educativos Online
Conteúdo(s) abordado(s): Raciocínio Lógico, Leitura, Relação figura/nome.
Série: 1º Ano do Ensino Fundamental
Duração da aula: 45 minutos

Objetivos:

·         Trabalhar o raciocínio lógico da criança.
·         Trabalhar a leitura com a criança.
·         Fazer com que as crianças relacionem a figura ao nome.
·         Apresentar o jogo picolé digital.

Materiais:

               Computadores e fones de ouvido.

Desenvolvimento:
1ª Etapa: As crianças ligaram o computador e iram até a pasta jogos e lá encontraram o jogo picolé digital, então clicaram no ícone do jogo picolé digital.
2ª Etapa: Quando a página se abrir, irá aparecer vários jogos. Eles iram jogar o jogo das cruzadinhas.
3ª Etapa: Cada criança jogará 3 vezes para treinar para a competição que haverá ao final da aula.

Avaliação:
                     A avaliação será uma competição. A turma será dividida em 2 grupos. Eles iram jogar o jogo das cruzadinhas. Quem terminar o jogo primeiro e estiver com a cruzadinha correta vencerá a disputa. A atividade não valerá nota. Será uma brincadeira lúdica para que as crianças possam aprender brincando.

Fontes consultadas

Links Relacionados

  Ilustrações













Picolé Digital












PLANO DE AULA

Por Jessica Morais Frattane

Professora: Jessica Morais Frattane
Disciplina: História e Geografia
Tema: Vídeos que apresentem discussões sobre Discriminações de etnias
Conteúdo(s) abordado(s):Etnia e Preconceitos
Série: 4º Ano do Ensino Fundamental
Duração da aula: 40 minutos



  • Objetivos:

Levantar reflexões sobre:
- O que é etnia
- O que é preconceito


  • Desenvolvimento:

Em casa selecionei uma série de vídeos no Youtube que falam sobre diferentes etnias e criticam o preconceito. A escolha do Youtube é devido a facilidade de acesso a criança além dos pais poderem acessar em casa também. Passada essa lista em sala cada grupo de aluno escolhe um vídeo. Será necessário obter fone de ouvido para que o áudio não fique confuso dentro da sala e assim,sendo assim o silêncio é maior dos alunos, facilitando a compreensão dos vídeos.


  • Avaliação:
Depois das apresentações dos vídeos a professora ficar encarregada de instigar as situações problemas e reflexões dos alunos.

O que o vídeo ensinou para vocês?
Do que vocês mais gostaram?


  • Links dos vídeos selecionados:

Por uma infância sem racismo
Discriminação étnica - Turma da Mônica
Quero ser negro - Cansei de ser Branquinho


  • Fontes bibliográficas:

Idéias de dinâmicas com temas: Discriminação de etnias
Nova Escola - Respeitar as diferenças




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por colaborar!