Stephanie Soares de Araújo
Professora: Stephanie Soares Disciplina: Ciências Turma: 5° ano
PLANO DE AULA
Por Aline Leitão Lopes
Professora: Aline Leitão Lopes
Disciplina: Português
Tema: Jogos Educativos Online
Conteúdo(s)
abordado(s): Raciocínio Lógico, Leitura, Relação figura/nome.
Série: 1º Ano do Ensino Fundamental
Duração da aula: 45 minutos
Objetivos:
·
Trabalhar o raciocínio lógico da criança.
·
Trabalhar a leitura com a criança.
·
Fazer com que as crianças relacionem a figura ao
nome.
·
Apresentar o jogo picolé digital.
Materiais:
Computadores e fones de ouvido.
Desenvolvimento:
1ª Etapa: As crianças ligaram o computador e iram até a pasta jogos e lá encontraram o jogo picolé digital, então clicaram no ícone do jogo picolé digital.
2ª Etapa: Quando a página se abrir, irá aparecer vários jogos. Eles iram jogar o jogo das cruzadinhas.
3ª Etapa: Cada criança jogará 3 vezes para treinar para a competição que haverá ao final da aula.
2ª Etapa: Quando a página se abrir, irá aparecer vários jogos. Eles iram jogar o jogo das cruzadinhas.
3ª Etapa: Cada criança jogará 3 vezes para treinar para a competição que haverá ao final da aula.
Avaliação:
A avaliação será uma competição. A turma será dividida em 2 grupos. Eles iram jogar o jogo das cruzadinhas. Quem terminar o jogo primeiro e estiver com a cruzadinha correta vencerá a disputa. A atividade não valerá nota. Será uma brincadeira lúdica para que as crianças possam aprender brincando.
Fontes consultadas
Links Relacionados
Ilustrações
Picolé Digital
PLANO DE AULA
Por Jessica Morais Frattane
Professora: Jessica Morais Frattane
Disciplina: História e Geografia
Tema: Vídeos que apresentem discussões sobre Discriminações de etnias
Conteúdo(s) abordado(s):Etnia e Preconceitos
Série: 4º Ano do Ensino Fundamental
Duração da aula: 40 minutos
Levantar reflexões sobre:
- O que é etnia
- O que é preconceito
Em casa selecionei uma série de vídeos no Youtube que falam sobre diferentes etnias e criticam o preconceito. A escolha do Youtube é devido a facilidade de acesso a criança além dos pais poderem acessar em casa também. Passada essa lista em sala cada grupo de aluno escolhe um vídeo. Será necessário obter fone de ouvido para que o áudio não fique confuso dentro da sala e assim,sendo assim o silêncio é maior dos alunos, facilitando a compreensão dos vídeos.
O que o vídeo ensinou para vocês?
Do que vocês mais gostaram?
Por uma infância sem racismo
Discriminação étnica - Turma da Mônica
Quero ser negro - Cansei de ser Branquinho
Idéias de dinâmicas com temas: Discriminação de etnias
Nova Escola - Respeitar as diferenças
- Objetivos:
Levantar reflexões sobre:
- O que é etnia
- O que é preconceito
- Desenvolvimento:
Em casa selecionei uma série de vídeos no Youtube que falam sobre diferentes etnias e criticam o preconceito. A escolha do Youtube é devido a facilidade de acesso a criança além dos pais poderem acessar em casa também. Passada essa lista em sala cada grupo de aluno escolhe um vídeo. Será necessário obter fone de ouvido para que o áudio não fique confuso dentro da sala e assim,sendo assim o silêncio é maior dos alunos, facilitando a compreensão dos vídeos.
- Avaliação:
O que o vídeo ensinou para vocês?
Do que vocês mais gostaram?
- Links dos vídeos selecionados:
Por uma infância sem racismo
Discriminação étnica - Turma da Mônica
Quero ser negro - Cansei de ser Branquinho
- Fontes bibliográficas:
Idéias de dinâmicas com temas: Discriminação de etnias
Nova Escola - Respeitar as diferenças
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por colaborar!