O uso da Tecnologia na Educação

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

"Como, nós professores, estamos implementando o conhecimento dentro das escolas? " 
 No livro : Cuidado Escola! apresentado por Paulo Freire, a imagem apresenta o desvinculação dos conteúdos escolares com a realidade.  O livro é da década de 80 mas, observamos esse relato com muita proporção também nos dias de hoje. As matérias são praticamente "empurradas" para os alunos, sem procurar revelar o que realmente elas representam e o que esses saberes são vinculados e como podemos utilizá-los. Sabemos que a grade curricular é extensa, e o tempo na maioria das vezes não nos favorece mas, devemos rever as nossas práticas pedagógicas pois, nem sempre é porque "damos conta" de todos os conteúdos para os alunos isso quer dizer que eles aprenderam e conseguiram entender a sua finalidade. 
Visando a informática, para muitos professores e administradores de escolas, a informática "não tem qualquer significação nem qualquer utilidade imediata para os alunos" , como a citação da imagem diz acima. A informática pode ser uma ferramenta muito útil nessa desconexão de conhecimento com a realidade. Ela é uma ferramenta de pesquisa para os alunos. Na internet eles têm a oportunidade de  " linkar"  o conhecimento adquirido.
 
                                                                                                                         Por Stephanie Soares

terça-feira, 3 de dezembro de 2013



A imagem foi retirado do livro Cuidado, Escola! , apresentado por Paulo Freire, sua primeira edição foi no ano de 1980. Apesar de já fazer uns anos do livro escrito, seu contexto representa a escola nos dias de hoje. As críticas feitas nos livros são várias, como cobranças da família, má formação de professor, falta de individualidade do aluno entre outras implicações.
A imagem acima representa um professor acusando vários políticas, fontes e mais como se fosse o motivo de frustração do seu trabalho. As políticas muitas vezes são incorretas, o ambiente de trabalho se torna QUASE impossível também, mas abro aqui um parênteses, que muitos profissionais já esqueceram com seus anos de magistérios. O educador tem que estar sempre se reabilitando, se renovando, os alunos mudam, os espaços também, a sociedade não é diferente. De nada adianta acusar se não estivérmos preparados para sofrer mudanças contínuas. Não estou dizendo que vamos ser hipócritas e aceitar todas as políticas que veêm até nós, todavia muitas vezes somos os próprios culpados de tais frustrações. No meu início de convívio escolar como educadora, presenciei vários professores com discursos do tipo: "Tenho 20 anos de casa, minha filha, minha experiência fala mais do que sua teoria." "Depois você vai cansar com esse método e vai relaxar como todos os outros!" Enfim, não debati hora alguma mas sempre me questionava, será que também vou ser assim? Me acostumar com a situação e culpar a tudo e todos que passarem a minha frente? O meu objetivo nesta postagem foi de abrir os olhos de alguns educadores que só sabem acusar. Está nas hora de repensar no seu trabalho, o que você pode mudar, afinal todos nós podemos melhorar sempre! Não temos que ficar parado esperando o sistema mudar, até mesmo que isso demorar anos para acontecer. Podemos começar por nós mesmo primeiro, repensar no nosso trabalho todos os dias. Vai uma dica, a participação do aluno e da família pode ser fundamental para a ampliação e o sucesso do trabalho do educador. Abraços e Att!